terça-feira, 10 de novembro de 2009

Produção de hormônio de crescimento(secreção) começa na fase dentro do útero,recém nascido Infância e Juventude e persiste no amadurecimento de todo o organismo durante cada fase do ser humano!!!

O hormônio de crescimento  possuí um eixo de atividade(Somatotrófico), é importante desde a fase de crescimento pré natal para regular a parte orgânica, fase metabólica onde ocorre o amadurecimento do metabolismo até a parte cardiovascular.


Em geral quase todos os nascidos de  tamanho pequeno, está associada a diminuição da produção natural em quantidade correta do hormônio em crescimento(GH)seja em Homens ou Mulheres,começando desta  primeira fase até a juventude e conforme vão se desenvolvendo, o risco de apresentarem essas doenças na fase adulta é muito significativo,em maior intensidade a Hipertensão arterial o diabetes e doenças cardiovasculares.

O funcionamento do eixo responsável pelo hormônio de crescimento humano(GH),é coordenado pela idade pela genética,composição do corpo e amadurecimento sexual.

Nós podemos dividir o crescimento humano em três fases,a primeira fase é do crescimento do bebê,que é dependente da nutrição;a segunda fase seria a fase da infância caracterizada por um aumento rápido na velocidade do crescimento, que geralmente ocorre no segundo semestre e que depende do hormônio de crescimento fatores especialmente(GH);a terceira fase é a fase que é desencadeada no período da puberdade quando tanto os hormônios de crescimento e hormônios sexuais que possuí um efeito super significativos.


O controle do crescimento do feto e no recém nascido é bastante complexo isto pq ele está relacionado a fatores genéticos nutricionais hormônais e ambiental,se atribui que o peso durante o nascimento vai interferir no crescimento da infância.
O crescimento infantil precoce está relacionado a uma continuidade do crescimento do feto e como já sabemos o crescimento durante a infância não é proporcional não é uma condição de um crescimento de estatura ou processo linear.

Nenhum comentário: