terça-feira, 10 de novembro de 2009

Hormônio de crescimento(GH) OU SOMATOTROFINA OU COMPOSTO 191 por DNA Recombinante

Afinal de contas o que é Hormônio de Crescimento(GH)?
Como ele é produzido?

Até o final da década de 80 nós tinhamos um grande problema em utilizar o hormônio de crescimento em crianças recém nascidas,na infância e nos adultos.

Isto pq até está época a engenharia genética nesta area,estava começando e nós eramos obrigados(médicos) a extrair o hormônio de crescimento da hipófese(glândula produtora) de seres humanos.Isto causava um grande problema pq,muitas vezes o organismo de quem tomava o  rejeitava como se fosse um corpo extranho por ser de diversas pessoas diferentes,levando a uma doença neurológica grave:Prions ou Síndrome Creutzfeldt-Jakob(CFJ) essa doença impedia de utilizarmos em pacientes humano.

Não era uma doença comum, entretanto ocorreram alguns casos em países da Europa apesar dos possíveis benefícios importantes que tivemos.Nós Médicos da area Científica passamos a não utiliza-los mais,com isso todos os outros profissionais nos acompanharam e acabou sendo banida do receituário médico,levando em consideração possíveis problemas que poderiam ocorrer,do que pelos problemas que ocorreram de fato.
Através da engenharia genética a utilização do similar natural do hormônio do crescimento(GH-Somatotrofina) ou composto 191 o risco de problemas indesejáveis caíu para valores despresíveis,pq ao ser fabricado o hormônio de crescimento pela engenharia genética era descartada(COMO SE FOSSE UMA RECEITA DA CULÍNARIA) a idêntificação de quem era,qualquer um desses hormônios e o organismo não formava mais o anticorpo que significava um corpo estranho.
O GH ou Somatotrofina ou Composto191 ele é formado por 191 AMINOÁCIDOS colocados em ordem de Bio-igualdade com o Hormônio produzido pelo  corpo eliminando o fator de reconhecimento do nosso corpo.
Isto foi um avanço extremamente importante para uma série de doenças que até então era tratada sem grandes resultados,não se tinha alternativa.





Nenhum comentário: